496 Anos da Reforma Protestante

Olá,

Hoje (31/10) é comemorado o dia da Reforma Protestante em todo o mundo e eu como Protestante/Crente/Evangélica não poderia deixar de escrever sobre isso.

jcjornalcristao.blogspot.com

Se eu for contar toda história ficará um post enorme, mas recomendo ESTE texto para quem não sabe como tudo começou. Mas não pense que Martinho foi o único responsável pela Reforma, muito antes dele houveram outros que admiro e já pesquisei muito sobre eles, como: Jerônimo Savonarola, João Hus, João Wycliff e tantos outros.

fivesolas2

Mas quero te mostrar quais são os Cinco Pilares da Reforma que 90% das igrejas evangélicas tentam manter até hoje. Os 10% que mudam seu foco não ataco, isso é com o Senhor da Igreja. Estes pilares também são conhecidos como Cinco Solas.

1. Sola Scriptura (Somente a Bíblia e toda a Bíblia):  A Reforma veio para dizer que somente a Bíblia e toda a Bíblia é a via de fé e prática de todo cristão, sendo a Palavra de Deus e estritamente ligada à sua Pessoa, sendo assim, superior a qualquer tradição e a pura verdade. É através das Escrituras que Cristo para nós hoje se torna revelado.

2. Solus Christus (Somente Cristo): Não há salvação fora de Cristo, ele é o nome dado pelo qual devamos ser salvos, é o Verbo Divino, A Esperança de Israel, O Renovo de Jessé, O Messias, O Caminho, a Verdade e a Vida. Somente Cristo Salva pela graça redentora.  “Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos” (At 4.12).  “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim” (Jo 14.6).  “Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus” (1 Tm 2.5). Sola Escriptura só existe por causa do Solus Christus.

3. Sola Gratia (Somente a Graça): Favor imerecido, misericórdia que se prolonga de eternidade a eternidade, capaz de salvar o indivíduo não por méritos, não por indulgências, compras de pedaços dos céus, confissões ao sacerdote, nada disso... Somente pela Graça. “Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie” (Ef 2.8-9).

4. Sola Fide (Somente a Fé): É suficiente, particular em muitas ocasiões, mas a mesma entre os santos de Deus, é nosso escudo, é nossa espada também muitas vezes, nos possibilita a caminhar por esperança, amor, sem ver, sem vistas, mas por ela...pela fé!  “O justo viverá pela fé” (Rm 1.17).

5. Soli Deo Gloria (Somente a Deus Glória): Deus nos faz lembrar aqui que não divide sua glória com ninguém, e como Jesus respondeu na tentação no deserto: Somente a Deus adorarás e só a Ele prestarás culto.  “Eu sou o SENHOR; este é o meu nome! Não darei a outro a minha glória nem a imagens o meu louvor” (Is 42.8).

E vocês? Celebram a Reforma? Conheciam os cinco pilares?

3 comentários:

  1. Oieee :) Acredita que mesmo sendo cristã desde o berço e lendo muita literatura evangélica eu não tinha conhecimento da data de hoje??? Fui pega de surpresa com um post no facebook em umas das páginas da Igreja. O movimento eu conhecia mas não a data rs

    Seu post ficou ótimo, quanto aos pilares eu já tinha lido e a primeira vez que os estudei foi na escola... no ensino médio com uma aula ótima de história. Desde então peguei uma predileção pela matéria.
    Vou até salvar aqui no meu celular as suas explicações para os cinco pilares. Gostei muito! *-*

    Beijos,
    Jhey
    www.passaporteliterario.com

    ResponderExcluir
  2. Eu conheci a data deste movimento este ano. E com certeza, comemorei. Mas eu ainda não inha conhecimento dos Cinco pilates da reforma. Muito bom mesmo. Eu gostei do seu post. (:

    ResponderExcluir

Olá,
Seu comentário é muito importante para mim.
Deixe sua opinião.
Beijos.