Por que emagrecer? Parte 1

Olá,

Ontem num encontro de familiares entramos num tema polêmico entre nós: EMAGRECIMENTO. Isso porque em minha família materna há uma tendência natural ao sobrepeso, mesmo aqueles que não são comilões e aqueles que fazem atividades físicas.

Minha mãe por exemplo, com reeducação e apoio médico há dois anos não perde 1kg sequer. Eu consegui sair dos 88 kg para os 78 kg com mudanças alimentares e Herbalife, não foi fácil, mas consigo manter esse peso há um ano e pretendo eliminar mais 5 kg pelo menos.

dieta-emagracer

Mas tá! Por que emagrecer?????

Ter um motivo para o emagrecimento é fundamental, estes podem ser variados ou mesmo não existirem. Uma amiga está acima do "peso ideal”, mas fez todos os exames e a saúde está ótima, ela não deseja emagrecer, não é um plano para ela, acredito que isso deve ser respeitado.

No meu caso decidi emagrecer sem neuras, mas com mudanças de hábitos, e ainda há muito o que mudar, porém eu estava com o colesterol alto e pré diabética e isso foi a maior motivação inicial.

Vejo muitas mulheres na igreja que dizem que precisam emagrecer, mas no fundo não tem um motivo real para buscar isso, então não fazem nada para emagrecer.

Segue algumas razões que podem ser motivadores:

  1. Saúde, esse deve ser o principal na minha opinião;
  2. Satisfação pessoal, ou seja, se olhar e se sentir bem;
  3. satisfação profissional, sim já vi pessoas emagrecerem para se sentir bem no trabalho;
  4. Vestir o que acha bonito, muitas vezes a mulher usa roupas que não gosta porque as que acha bonita não caem bem ou nem há o número a venda;
  5. Para alegrar o marido, neste caso o marido em muitos casos é o motivo de se sentir bela, para se sentir apreciada por ele, mas acredito que se for o próprio que exigir isso talvez não seja tão prazeroso emagrecer.

Mas há também aquelas que não veem necessidade:

  1. Sentem-se bem, se olham e veem apenas que os quilos extras a fazem mais fofa
  2. Entendem que aquela forma física é a dela, e não deve ser rmoldadas de outra forma, ou exigira um esforço muito grande;
  3. Não tem problemas de saúde, neste caso muitas até se alimentam bem, mas para emagrecer precisariam de dieta bem restrita;
  4. Amam comer, há pessoas que afirmam que comer é a melhor coisa da vida, tirar alimentos a fariam tristes.

Há muitos outros motivos, tanto para emagrecer como não, mas é bom ter um motivo caso deseje emagrecer. Acima de tudo respeite e cuide do seu corpo seja ele fininho ou mais arredondado.

Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Disso tenho plena certeza. Salmos 139:4

Agradeça a Deus pelo seu corpo e se desejar emagrecer mostre a Ele seus desejo e peça forças e determinação.

10 comentários:

  1. Acho que respeitar e aceitar o próprio corpo é essencial!
    Saber que emagrecer - ou engordadar, como é o meu caso - é preciso para sermos saudável! De nada adianta ser magérrima e ter todas as taxas alteradas, assim como não faz bem ser acima do peso e sofrer com o mesmo problema!

    Boa sorte Jackeline!

    ResponderExcluir
  2. Eu também quero emagrecer, estou com um excesso de 7kg, mas se eu eliminar 5kg, estarei ótima. Já comecei a caminhar, reduzi os doces, enfim, não tenho muito o que mudar porque minha alimentação já é saudável (como muita fruta, salada, alimentos integrais, não bebo refrigerante, não coo frituras e gorduras), preciso apenas cortar a sobremesa e comer menos carboidratos.
    É bem como você disse, a gente precisa ser saudável e se sentir bem, seja com que peso for. Eu me sinto bem melhor sendo mais magra.
    Beijos e sucesso na sua redução de peso.
    www.viagensebeleza.com

    ResponderExcluir
  3. Uia! Que assunto bom, Jacki!!!

    Pois bem... eu estou na luta contra a balança na academia. Os meus motivos são: saúde, ter fôlego para a vida corrida que levo, vontade futura de engravidar e ter uma gestação saudável e mais tranquila eeee incentivar meu marido que está obeso (obesidade leve) e começou a malhar. Comecei na academia e vi que estou dormindo melhor, comendo menos e com mais variedade e o fôlego já está melhorando tb. Tô me sentindo fantástica!
    Não me grilo muito com roupas e aparência, mas é claro que isso tb entra na conta, né? Afinal, quem não quer ficar bem num modelito lindo que acha numa loja? hehehe

    Adorei o post e acho que vc explicou tudo muito direitinho e com argumentos válidos. Parabéns!!!

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  4. Realmente é importante ter uma alimentação saudavel, seja qual for o objetivo perder ou ganhar peso. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi! Que assunto ótimo! E vc escreve muito bem! Eu consegui eliminar 6kg tirando leite e derivados da minha alimentação. Eu achava q nunca conseguiria mas com a ajuda de Deus consegui desde o início de maio. Meu marido me ajuda muito pois ele tb está nessa de vegetariano, então fica "menos difícil" ;-)

    ResponderExcluir

Olá,
Seu comentário é muito importante para mim.
Deixe sua opinião.
Beijos.