Reflexão: Árvore de Natal

Olá,

A Bíblia é um livro completo, é meu guia para viver, tento seguir as orientações do Senhor ao máximo e ainda sim sou serva inútil (Lucas 17:10), mas, as vezes, não está lá explícito se algo é certo ou errado, principalmente algumas coisas modernas.

Mundo PNG (3)

Montar ou não uma árvore de natal é uma questão para muitos crentes/evangélicos/protestantes, eu mesma já tive muito essa dúvida e resolvi pesquisando a origem da árvore de natal em suas diversas versões. Entre tantas encontrei essas:

Acredita-se também que esta tradição começou em 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero. Certa noite, enquanto caminhava pela floresta, Lutero ficou impressionado com a beleza dos pinheiros cobertos de neve. As estrelas do céu ajudaram a compor a imagem que Lutero reproduziu com galhos de árvore em sua casa. Além das estrelas, algodão e outros enfeites, ele utilizou velas acesas para mostrar aos seus familiares a bela cena que havia presenciado na floresta.

Há outras versões, porém, a moderna árvore de natal teria realmente surgido na Alemanha entre os século XVI e XVIII. Não se sabe exatamente em qual cidade ela tenha surgido. Durante o século XIX a prática foi levada para outros países europeus e para os Estados Unidos. Apenas no século XX essa tradição chegou à América Latina.

Atualmente essa tradição é comum a católicos, protestantes e ortodoxos.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81rvore_de_Natal

Algumas poucas igrejas evangélicas no DF montam lindas árvores em algum canto do templo, outras fazem um decoração mais simples, mas a maioria, incluindo a minha, não fazem uso da árvore ou decoração mas capricham no Culto de Natal, mas geralmente frisando que é uma data simbólica.

Mas o que a Bíblia diz? Eu tenho como referência vários textos, mas gosto da maneira que Paulo ensinou aos Coríntios sobre a comida sacrificada e acho aplicável:

“No tocante à comida sacrificada a ídolos,sabemos que o ídolo, de si mesmo, nada é no mundo e que não há senão um só Deus. Porque, ainda que há também alguns que se chamem deuses, quer no céu ou sobre a terra, como há muitos deuses e muitos senhores, todavia, para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem existimos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós também, por ele. (…) Não é a comida que nos recomendará a Deus, pois nada perderemos, se não comermos, e nada ganharemos, se comermos.” (1 Co 8.4-6, 8)

Nesta  linha de raciocínio, proibir alguém de montar uma árvore de natal porque, alguém, algum dia, usou esse ornamento para adorar seus deuses, (se é que isso é verdade), é um absurdo, já que Deus é quem é o Criador real de todas as coisas e não o maligno.

Eu devo ser a única pessoa da minha igreja a montar Árvore de Natal em casa. Monto porque acho linda, não monto com nenhum sentido religioso, supersticioso ou espiritual. Não há objeção em minha casa ,visto que moram eu, meu filho e a Diana (nossa gatinha).

Mas gostaria de dar razões para montar ou não montar:

  • Não monte se não se sente bem e para você é um objeto de desagrado;
  • Não monte se causar intrigas na sua casa por divergência de opiniões;
  • Jamais monte como um símbolo religioso para adoração;
  • Não monte uma árvore porque todos montam;
  • Evite simbolismos, eu não uso anjos ou papai Noel.

Se você é de outra religião procure as orientações de sua denominação, mas principalmente busque bases bíblicas. Deixe sua opinião.

Abraços.

8 comentários:

  1. Amiga adorei sua linha de pensamento.
    Com certeza a arvore que montamos em nossa casa não é no intuito de adorar os deuses e sim porque achamos bonita.

    la em casa vou colocar pisca pisca :)

    mega beijo

    www.simplesevaidosa.com

    ResponderExcluir
  2. Eu não sabia disso. Mas realmente o que importa é o significado que o natal tem.Muito bom o post

    Beijoos, Ana Carolina
    Simplesglamour.blogspot.com
    Instagram e Twitter: @simplesglamour

    ResponderExcluir
  3. Xuxu, adorei excelente o texto com uma base real, com prós e contras.
    Lá em casa pela primeira vez teremos uma árvore de verdade, uma Tuia que compramos no Extra, nossa Tuinha. hehehehe
    Quanto a decoração só uso as luzes e bolinhas.
    Beijos
    Jana

    ResponderExcluir
  4. Adorei seu texto, realmente cada um tem que sentir paz no coração para por em casa não só a arvore, mas penso eu qualquer q seja o objeto de decoração. Bjs

    ResponderExcluir

Olá,
Seu comentário é muito importante para mim.
Deixe sua opinião.
Beijos.